terça-feira, 13 de abril de 2010

Cristão intelectual e a Igreja





(Fotos da internet)

Fiz-me de um pequeno deus (epá não comecem logo a atirar pedras)fiz-me mesmo, eu narrador, de um ngana nzmbi ou suku porque senão vejamos. Andando nos caminhos dos meus sonhos deparei-me com dois jovens cristãos que se debatem com questões de interesse. o cristão e a intelectualidade. eu consigo ler os pensamentos que lhes vai na alma (por isso disse que me fiz de pequeno deus, vês que até escrevi com letra minúscula?). Pois bem, o diálogo deles me prendeu pois eu pretendia viajar p´ra outros planetas do nosso Grande Criador, esse sim é o Verdadeiro Deus que deve ser adorado, e apreciar a imensidão do Universo, que deslumbrante!

Bem, antes que eu acabe com vossa paciência e, porque viveis em um mundo de correrias mil (já escreveram assim não? lugar comum), deixo-vos também fazerem vosso juízo de valor sobre o diálogo entre o Amiel e Habacuc e queiram emitir vossos comentários. Ainda bem que o autor deste blog que me dá espaço de trazer-vos este diálogo quase real (ou mesmo real?)permite que os amigos leitores participem. então vamos a leitura e seria bom chegar até ao fim para melhor análise, afinal o assunto interessa.

Amiel: Amigo

Habacuc: xtás a falhar não mano?
Hahah, o Fausto Miguel é meu primo.

Amiel: No outro dia tentei mas... Ele tem livros

Habacuc: yá eu recebi dele um convite de lançamento do teu livro

Amiel: Ok, Estive com ele ontem.

Amiel: Estamos a preparar um segundo lançamento do livro.

Habacuc: Aí seria mister eu ter o livro e sugerir no programa, iria aumentar audiencia...

Amiel: É para isso que ando a tentar te passar o livro, mas estou como o Van Gogh
que só conseguiu vender um quadro enquanto esteve em vida.

Habacuc: Hás de vender muitos livros, já senti a tua veia de escritor.

Amiel: Obrigado. Tens a certeza?

Habacuc: E quero apreender a tua experiencia. Pk no futuro tenho de escrever para Deus, por ora xtou baixo na espiritualidade, fraco mesmo. Se calhar desviado mesmo
e tudo xtá a concorrer p´ra o mal na minha vida.

Amiel: Não te preocupes com isso a menos que queiras fazer alguma coisa a respeito. Isso é mesmo puxado, mas tem conserto.

Habacuc: Ok vale o consolo.

Amiel: Mas tem mesmo consert. Se Deus não pode consertar algumas coisas
então não pode consertar nenhuma coisa, não achas?

Habacuc: É lógico, afinal Ele é o Todo Poderoso.

Amiel: As vezes precisamos de algumas reformas... mas isso é chato, quase nunca queremos faze-las.

Habacuc: Olha é o meu caso.

Amiel: Não és o único. Em termos de crescimento sempre precisamos fazer algumas reformas.

Habacuc: Já cheguei a pensar que pretender ser intelectual só me cria desvios
xtou sempre a pensar, duvidar, racionalizar.
Amiel: Isso é fixe.

Habacuc: E nunca me conformar com certos dogmas mas me causa desvios no comportamento.

Amiel: Lí uma frase no livro o monge e o executivo, os gajos sensatos conformam-se ao mundo e às suas regras, os insensatos não portanto... o progresso do mundo é obra dos insensatos. A igreja em Angola precisa de mentes que vão atrás dos assuntos e não dos que dizem que não fazem porque o pastor é contra. Isso é um absurdo!!!! Não é fé.

Habacuc: Puxa, vc pensa igual a mim nesse sentido. Mas isso me cria problemas com a igreja, olha isso me fez desligar-se das “Teias de Jebuseu”, gente com mente fechada, programada

Amiel: Yá

Habacuc: As TJ detestam gente que pensa mais avançado, vc tem de andar nos ditames
do clero.

Amiel: Eu tive problemas assim.

Habacuc: A menos que queiras ser chamado de apóstata ou herege.

Amiel: Mas como trabalhava numa livraria acabei por criar uma mentalidade independente, Ainda estou no caminho... E tenho cometido alguns exageros
mas, o pessoal já sabe que não aceito as coisas só assim. E neste sentido é uma benção ser intelectual. Lembro-me de uma passagem de actos que diz que as pessoas de Bereia eram mais nobres do que as sei lá donde, porque elas iam para casa examinar o que Paulo dizia e qdo viam que fazia sentido então acreditavam. Foram chamados de NOBRES
e a malta do clero evangélico chama tudo que é reticente às suas ideias de oposição, filhos do diabo, joio, herege, apóstata. A malta deveria ler mais a Bíblia!

Habacuc: Yá os bereanos eram cultos e racionais (equilibravam razão e emoção) e já não os de Tessalonica. Deviamos ler a Bíblia com mente aberta e não pensar só naquilo q vai de encontro com o que queremos com o que se conforma com nossa tradição e visão das coisas...

Amiel: A caminhada é longa mas não temos outra forma de marcarmos esta geração.

Habacuc: E vá Deus nos iluminando nesta senda.

Amiel: Amén!

Habacuc: Olha mano valeu este pequeno momento, vamos nos aguçando portanto. Olha ainda aguardo o livro.

Amiel: Ok, tb gostei muito deste bate papo.

Habacuc: E que a Paz de Cristo esteja sempre sobre tí e o sucesso te acompanhe sempre
Ok. Bye.

Amiel: Obrigado igualmente. Olha, há um homem que se calhar deverias ler, na verdade são dois: Philip Yancey e Paulo Brabo.

Habacuc: Enconto livros deles na nossa praça?

Amiel: Yá. O livro do Paulo Brabo por enqto está esgotado mas Philip Yancey tem bué
ele tem os seguintes livros: Decepcionado com Deus; Alma sobrevivente (sou cristão apesar da igreja); Igreja, por que me importar; Maravilhosa graça. Todos eles muito bons.

Habacuc: Ok anotado. Um kandandu.

Então, o que acharam? Comentem, reflitam, e indiquem para mais kambas. E seja Deus com todos vocês na maior PAZ, e amém.

1 comentário:

  1. Soberbo!
    Uma pessoa nunca sabe o que as pessoas são capazes de fazer com as palavras...


    Forte abraço
    Joel

    ResponderEliminar